quinta-feira, 6 de abril de 2017

MEMÓRIA LINGUÍSTICA CEARENSE


O Dicionário de conceitos históricos, de Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva, descreve assim o verbete "Memória":

Segundo Jacques Le Goff, a memória é a propriedade de conservar certas informações, propriedade que se refere a um conjunto de funções psíquicas que permite ao indivíduo atualizar impressões ou informações passadas, ou reinterpretadas como passadas (...). A memória está nos alicerces da História, confundindo-se com o documento, com o monumento e com a oralidade (...). (SILVA; SILVA, 2009:275).

As definições acerca do verbete "memória", no referido dicionário se estendem da página 275 até a 278. Contudo, a breve citação que fazemos tem apenas o objetivo de propormos uma reflexão sobre a importância da memória na constituição da história das sociedades. Assim sendo, é extremamente louvável o projeto MEMÓRIA LINGUÍSTICA CEARENSE, gestado no âmbito do PRAETECE, grupo de pesquisa que desenvolve projeto relacionados à edição de textos, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O projeto Memória Linguística Cearense objetiva, por meio de palestras, divulgar os trabalhos de autores cearense, referencias para a Linguística nacional. 



A palestra de abertura do evento será sobre a obra do escritor Leonardo Mota, sendo ministrada pelo Prof. Dr. Expedito Ximenes, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, da Universidade Estadual do Ceará - UECE.



Na sequência, os demais autores contemplados, datas e respectivos palestrantes.


Aos organizadores, nossos parabéns pela iniciativa. Sucesso!


Inscrições e informações: http://www.uece.br/eventos/memorialinguistica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário